Tendências em Saúde e Beleza para o mercado magistral em 2021

Os impactos da COVID-19 durante o ano de 2020 com certeza nos fizeram repensar aspectos relacionados ao nosso estilo de vida. A nova rotina, que em muitos casos inclui quarentena, isolamento social ou longas horas de home office, trouxeram mudanças que influenciaram o comportamento de compra e de consumo da população não apenas no Brasil, mas em nível global.

Sabemos que em 2021, as tendências irão muito além dos cuidados com a imunidade e higiene (principalmente das mãos). Alguns dos princípios ativos nutracêuticos e cosméticos que ganharam destaque em 2020 devido a nova realidade mundial, com certeza ainda serão muito procurados nos próximos anos. Seria este realmente o novo normal?

 

Nutracêuticos: Principais tendências

A preocupação dos brasileiros com a saúde é crescente.

Um estudo realizado pela NutriNet Brasil, uma iniciativa do Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), apontou que a busca por uma alimentação mais saudável aumentou de 40,2% para 44,6% durante a pandemia. Em outro estudo realizado pela Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres), demonstrou que 48% dos entrevistados passaram a consumir mais suplementos e vitaminas.

Mas não viemos aqui falar de mais opções de suplementos vitamínicos e produtos para imunidade. Sabemos que o mercado para estes itens, está saturado de produtos quem prometem o aumento da imunidade em suas prateleiras, e essa concorrência se estende além das farmácias de manipulação, sendo comum encontrar opções também em drogarias, lojas de produtos naturais e até mesmo supermercados.

Desta forma, adiante, mostraremos algumas tendências de mercado, que talvez passaram despercebidas, mas que merecem a sua atenção.

 

1 – Controle da Glicemia

Mesmo em tempos pré COVID-19, o Diabetes já era considerado por muitos especialistas como uma pandemia, sendo uma das doenças silenciosas mais mortais da atualidade.

De acordo com o Atlas de 2019 da International Diabetes Federation, o Brasil já ocupa o 5° lugar no número de pessoas com Diabetes Mellitus tipo II, com mais de 16 milhões de indivíduos. Estima-se ainda que 7,7 milhões de pessoas já convivem com a doença, mas ainda não foram diagnosticadas. Talvez o dado mais alarmante seja de que aproximadamente 44% das mortes causadas pelo Diabetes são de pacientes com menos de 60 anos de idade. Estima-se ainda que mais de 40 milhões de brasileiros convive com o diagnóstico de pré-diabetes, destes mais de 25% irá desenvolver a doença dentro dos próximos 5 anos, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).

Apesar da preocupação crescente com a saúde desde o início da COVID-19, houveram mudanças da rotina que alteraram não apenas hábitos alimentares, mas também a prática de atividades físicas, estes fatores, aliados ao medo de realizar consultas médicas durante a pandemia, levou a uma piora de 59% nos casos de Diabetes Mellitus tipo II, como aponta o levantamento realizado pela SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) em parceria com diversos pesquisadores. Este é um dado extremamente preocupante, já que os pacientes diabéticos estão no grupo de risco para desenvolver o quadro mais grave da COVID-19.

Assim, os ativos com a capacidade de controlar a glicemia e dislipidemias relacionadas a Síndrome Metabólica (SM) em decorrência de possíveis complicações com o Diabetes se mostram uma alternativa, não explorada, para a manutenção da saúde.

 

Eriomin™ – Tripla-Ação no controle da hiperglicemia

Eriomin™ é um princípio ativo de origem natural composto por um blend de flavonoides cítricos que auxiliam no controle glicêmico. Eriomin™ possui eficácia comprovada na reversão da condição pré-diabetica.

 

2 – Tratamento da Dor

Uma pesquisa realizada UFMG, Unicamp e Fiocruz apontou que 41% dos brasileiros se queixaram de dores na coluna após o início da pandemia. Antes, essa taxa era de apenas 18%. De acordo com os pesquisadores, vários fatores podem ter contribuído para este aumento.

A necessidade de ficar mais tempo dentro de casa e respeitar as regras de distanciamento e isolamento social, dificultou a vida de quem praticava atividades físicas regularmente. A adesão ao home office por grande parte da população também favoreceu a população a trabalhar de maneira “improvisada”, sem assentos adequados para suportar os longos períodos sentado em frente ao computador. Além disso, a tensão e incertezas sobre o futuro aumentaram os níveis de estresse e ansiedade. Em resposta a estas mudanças o nosso organismo se manifesta muitas através do aumento da dor e inflamação em algumas regiões do corpo, como cabeça, coluna e pernas.

Talvez um dos maiores desafios para quem busca um tratamento adequado para a dor, é encontrar princípios ativos que sejam eficientes e que não possuam efeitos colaterais.

 

REPHYLL® – Alívio para a dor

REPHYLL® é um fitocanabinoide de origem natural, que se conecta seletivamente aos receptores CB2 do sistema endocanabinoide, aliviando a dor e a inflamação sem os efeitos colaterais limitantes, decorrentes da administração de analgésicos e anti-inflamatórios clássicos encontrados no mercado.

 

3 – Saúde Intestinal

Principalmente nos últimos 10 anos, muitas evidências científicas demonstraram que alterações na microbiota intestinal estão diretamente associadas a doenças neurológicas como: estresse, depressão, ansiedade e déficit de atenção. Estas alterações acontecem principalmente motivadas pela disbiose intestinal, comprometendo o bom funcionamento do eixo intestino-cérebro.

Os probióticos são excelentes aliados da saúde intestinal, favorecendo o desenvolvimento da microbiota intestinal saudável. Mas não podemos esquecer que esses microrganismos precisam ser devidamente “alimentados” para a sua manutenção. É aí que entram os Prebióticos.

Existem poucos prebióticos no mercado disponíveis em altas concentrações e que não provoquem efeitos colaterais como flatulência, constipação, dentre outros.

 

Olix 95 – O Prebiótico seletivo

Olix 95 é composto por açúcares não convencionais formados por unidades de xilose (xilooligossacarídeos – XOS), altamente concentrado e sem causar efeitos colaterais. Olix 95 possui efetividade em baixas doses, o que possibilita sua manipulação em diversas formas farmacêuticas.

Estudos demonstram um crescimento de Bifidobacterium de até 21% em apenas 4 semanas de utilização em comparação ao placebo.

 

 

4 – Saúde Mental

Como já falamos aqui, preparamos outro post sobre os impactos que a pandemia causou à Saúde Mental da população.

Entre Março e Abril de 2020, o psicólogo Alberto Filgueiras, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizou um estudo com 1.460 brasileiros de 23 cidades e 9 estados, este estudo apontou um aumento nos casos de ansiedade e depressão no Brasil, o número de ocorrências duplicou em um pouco mais de 1 mês. Indivíduos que sofrem com estresse agudo tiveram um aumento de 6,9% para 9,7%, já os casos de depressão subiram de 4,2% para 8%. E por último, os casos de crise aguda de ansiedade subiram de 8,7% para 14,9%.

É evidente que princípios ativos que favoreçam a saúde mental ainda podem ser muito explorados em 2021.

 

Apigenina – O flavonoide aliado da saúde mental

Nos últimos anos, diversos estudos foram realizados acerca deste desse flavonoide, normalmente encontrado na salsa, no tomilho e na camomila.

A Apigenina tem a capacidade de fornecer proteção ao sistema nervoso central e fortalecer as conexões cerebrais. Os pesquisadores apontam que ela também consegue atrasar o início de distúrbios psiquiátricos como a esquizofrenia e a depressão. Além disso, a Apigenina ainda possui ação ansiolítica, através da modulação dos receptores GABA.

 

 

Cosméticos: Principais tendências

A pandemia também trouxe diversas mudanças na rotina de cuidados com a higiene pessoal e beleza.

Apesar da estimativa de crescimento em 2020 para os produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos realizada antes da pandemia para o mercado nacional ter sido de mais de 5%, atingimos “apenas” a marca de 1,1%, mas podemos considerar este resultado como um saldo positivo. Não podemos deixar de consideram também, que o consumidor brasileiro é apaixonado por beleza, colocando o Brasil em 4º lugar no ranking mundial de países que mais consomem os produtos do setor.

Em 2020, a COVID-19 deu ao mercado uma outra direção, influenciando novos hábitos de consumo que prometem perdurar mesmo após a pandemia. Uma matéria publicada pela revista VOGUE, que consultou grandes indústrias do setor, constatou que o brasileiro adquiriu profundos hábitos relacionados ao autocuidado, e busca por um consumo mais consciente, atentando-se tanto às formulações quanto à sua procedência.

 

 

1 – Clean Beauty

Tendência que segue forte mundo afora também vem se consolidado no Brasil. Como comentamos, o consumidor brasileiro está buscando por um consumo mais consciente, e procura saber mais a fundo a procedência dos produtos que consome. A sustentabilidade tornou-se finalmente relevante.

O processo de produção, certificação e escolha de matérias primas tem sido observado mais de perto pelo consumidor. Produtos naturais, desenvolvidos a partir de certos padrões éticos e que colaborem para a preservação do meio ambiente devem ganhar força não apenas em 2021, espera-se que esta seja uma tendência que se consolide no futuro.

 

Formulações Clean Beauty

A VPK Farma conta com um extenso portifólio de princípios ativos certificados pelas principais agências reguladoras do mundo, que se enquadram dentro do conceito de beleza limpa. Consulte-nos.

 

 

2 – Produtos Anti-acne e para o controle da oleosidade

Um dos temas mais comentados nos consultórios dermatológicos em 2020 foi a MASKNE – a acne decorrente do uso diário de máscaras faciais. Com isso, a procura por formulações anti-acne e seborreguladoras aumentaram sensivelmente.

Estudos indicam que o aumento da acne em adultos está atrelado ao uso constante de máscaras faciais, que provocam atrito, aumentam a temperatura e a umidade da área coberta, contribuindo para o aumento da oleosidade na região. Alterações na rotina que levaram a mudanças alimentares e as atuais situações de estresse por conta da pandemia, acabaram por agravar o problema.

O panorama atual nos dá indícios de que ainda iremos utilizar as máscaras faciais por um bom tempo, portanto, formulações desenvolvidas para combater os efeitos da MASKNE ainda podem ser muito exploradas este ano.

 

Seboclear™-DB, Sepicontrol™ A5 e Defensil®-Plus – no combate à MASKNE

Seboclear™-DB e Sepicontrol™ A5 controlam a oleosidade e ajudam a eliminar a acne e os comedões, com eficácia comprovada de até 70%. Por sua vez, Defensil®-Plus irá aliviar os sintomas relacionados a sensibilidade e a inflamação.

 

 

3 – Produtos anti-queda capilar

Além dos problemas com a MASKNE, em 2020 os consultórios dermatológicos também foram bombardeados com casos severos de queda capilar. Para designar o Eflúvio (queda capilar) durante a pandemia da COVID-19, deu-se o nome EfluVid.

Os fios possuem três fases: a fase de crescimento conhecida como “Fase Anágena”, repouso “Fase Catágena” e queda conhecida como “Fase Telógena”. Em situações normais, perdemos cerca de 100 a 120 fios de cabelo por dia. Porém, quem sofre com a EfluVid, chega a perder 200 ou até mesmo 300 fios de cabelo diariamente.

O motivo do aumento da queda capilar está diretamente relacionado às condições de estresse, além de mudanças nos hábitos alimentares e de higiene pessoal.

 

Bioenergizer™ P e BIO•FATORES – no combate à EfluVid

Formulações que estimulam o bulbo capilar e que aumentem a densidade dos fios auxiliam no combate à EfluVid. Bioenergizer™ P cumpre exatamente esta função, além de regular a oleosidade.

Por sua vez os Fatores de Crescimento ajudam de forma eficaz a impulsionar o crescimento capilar. Os BIO•FATORES são desenvolvidos diretamente de sua forma bioativa, aumentando sua biodisponibilidade e efetividade no tratamento da queda capilar.

 

 

4 – Proteção contra a luz azul e radiação Wi-Fi

Com o isolamento social ficamos ainda mais expostos a radiação emitida pelos dispositivos eletrônicos. Estamos mais tempo em frente as telas de computadores, smartphones, tablets e televisores, dessa forma a nossa pele está suscetível a ação dos radicais livres oriundos da radiação Wi-Fi e a luz azul.

De acordo Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, um estudo demonstrou que a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos contém ondas que se assemelham a luz solar, e a exposição a luz azul de alta intensidade pode levar ao fotoenvelhecimento e danificar a barreira de proteção da pele.

Os efeitos deletérios da radiação Wi-Fi e luz azul talvez sejam bem difundidos mundo afora. Mas no Brasil, este conceito, conhecido como Eletrosmog ainda tem muito a ser explorado. O farmacêutico Lucas Portilho afirmou à revista VOGUE: “Essas ondas estão em todos os lugares, em casa, na rua, no escritório e ao entrarem em contato com nossa pele, aceleram a produção de radicais livres, liberam mensageiros pró-inflamatórios e deixam o tecido mais suscetível a agressores ambientais, como a radiação ultravioleta e a poluição atmosférica”.

 

Radicare®-GOLD – Proteção da pele contra a Luz Azul e a Radiação Wi-Fi

Este princípio ativo de origem Suíça possui estudos que comprovam a sua eficácia na proteção da pele contra os efeitos nocivos da Luz Azul e também da Radiação Wi-Fi. Por conta de sua proposta inovadora, Radicare®-Gold recebeu o 3° lugar na Innovation Prize of Natural Products em 2019 na Europa.

 

 

5 – Cuidados com as mãos

A utilização massiva (e necessária) do álcool em gel aliado à rotina diária de higienização das mãos com sabonetes ou detergentes comuns, fez com que o consumidor brasileiro aumentasse a procura por ativos hidratantes afim de aliviar o ressecamento da pele das mãos.

O álcool em gel foi tão difundido e inserido em nosso dia a dia nos últimos meses, que os cuidados com a hidratação parecem inevitáveis. Essa rotina de cuidados com as mãos promete se tornar um hábito mesmo após a pandemia.

 

Myramaze® – Hidratação por mais de 48h

Com apenas uma única aplicação, Myramaze® hidrata a pele por mais de 48 horas, reforça a barreira da pele sensível, revitalizando e melhorando visivelmente a sua textura. Myramaze® também pode ser utilizado para tratar eficientemente pacientes com dermatite atópica.

 

 

BONUS – Produtos Anti-aging

De acordo com um levantamento realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), de Janeiro a Maio de 2020, houve um aumento de 14,7% nas vendas de cosméticos anti-rugas/sinais/idade.

As pessoas que estão passando mais tempo em casa têm mais disponibilidade para realizar seus rituais de beleza. Além do autocuidado, essa rotina impacta positivamente na saúde mental e na autoestima das pessoas.

A tendência, é que formulações anti-aging continuem em alta ainda em 2021.

 

Reallagen™ + MoriKol® – revolução no tratamento anti-aging de uso IN/OUT

OUT – Reallagen™ foi um dos princípios ativos anti-aging mais comentados entre os prescritores em 2020. Com eficácia comprovada, Reallagen™ diminui rugas e linhas de expressão em até 60% em apenas 10 semanas de aplicação. Reallagen™ ainda conta com a sua forma de apresentação em esferas, quem vem conquistando clientes nas farmácias de manipulação de todo o Brasil.

IN – Novidade para o mercado magistral, MoriKol® é também um grande aliado da rotina de cuidados skin care. Composto por peptídeos de colágeno marinho, MoriKol® possui maior biodisponibilidade e maior biocompatibilidade comparado a outros peptídeos de colágeno de origem animal, graças a sua padronização de no mínimo 15% de tripetídeos. MoriKol® também possui maior eficácia em menores dosagens (a partir de 500mg), o que facilita a sua manipulação em cápsulas. MoriKol® ainda protege a pele das Metaloproteinases oriundas da radiação solar, que degradam as fibras de colágeno.

 

A farmácia de manipulação nos traz todo um universo de possibilidades. O desenvolvimento e a personalização de produtos podem abranger as mais diferentes necessidades e indicações dos pacientes, se adaptando e fornecendo produtos individualizados, enquanto os produtos industrializados possuem pouca ou nenhuma flexibilidade. Acompanhar e contribuir com as tendências nas mais diversas áreas de atuação das farmácias é fundamental para o desenvolvimento de um mercado magistral sólido e prospero.

Deixe seu comentário!


Publicado em:

janeiro 8, 2021

Compartilhar

Telefone / Fax: +55 (11) 4671-9200

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: