Fatores de Crescimento para uso Capilar – o que preciso saber?

Os Fatores de Crescimento formam um conjunto de substâncias, em sua maioria de natureza proteica, naturalmente produzidos em nosso organismo e que desempenham suas funções em baixíssimas concentrações nos tecidos corporais, sendo fundamentais na comunicação intercelular, migração, proliferação, diferenciação e maturação de diferentes células, atuando principalmente nos processos de reparo e regeneração tecidual.

Os Fatores de Crescimento poderão ser sintetizados de forma bioidêntica e posteriormente incorporadas nas mais diversas formulações cosméticas e dermatológicas.

Estudos apontam a eficácia da utilização de Fatores de Crescimento em diferentes aplicações, porém destacam-se os resultados demonstrados em tratamentos anti-aging, na cicatrização de feridas, e no crescimento capilar.

Apesar de serem utilizados para diversas finalidades, neste post abordaremos os principais fatores de crescimento utilizados para o tratamento da queda e aumento do crescimento capilar. Então vamos a eles:

– aFGF (Fator de Crescimento Fibroblástico Ácido): Promove a formação de novos vasos sanguíneos e o estímulo de células epiteliais. Atua ainda aumentando o crescimento capilar pois foi identificado como sendo um foi mediador endógeno crucial no crescimento normal do folículo piloso, bem como seu desenvolvimento e diferenciação, além de diminuir a apoptose pós-radiação, ainda atua prevenindo a descoloração capilar.
– bFGF (Fator de Crescimento Fibroblástico Básico): Promove vasodilatação e angiogênese, aumentando a disponibilidade de oxigênio para as células e a nutrição folicular, promovendo o crescimento piloso além de favorecer a diferenciação de proteínas de ancoragem.
– IGF (Fator de Crescimento Insulínico): Favorece a proliferação celular, remodelação de tecidos e controle do ciclo capilar bem como diferenciação do folículo piloso. Atua ainda estimulando a bainha externa da raiz capilar, evitando que o folículo entre em fase telógena, promovendo assim, o crescimento saudável dos fios.
– KGF-2 (Fator de Crescimento Queratinócito-2): Fisiológicamente o KGF-2 está disperso na papila dérmica, promovendo a proliferação de folículos capilares, sua diferenciação e queratinização, sendo assim, capaz de regular o crescimento capilar. Protege ainda os folículos capilares da morte celular induzida por irradiação UV, quimioterápica ou por agentes citotóxicos, além de promover o crescimento capilar eficiente por induzir e prolongar a fase Anágena.
– VEGF (Fator de Crescimento Vascular): Possui ação angiogênica, aumentando a disponibilidade de oxigênio e nutrição celular, gerando novos vasos sanguíneos. Atua no aumento do crescimento capilar por aumentar o tamanho dos folículos e reverter a atrofia folicular por DHT.

Ao longo dos últimos 30 anos, pesquisas foram realizadas por laboratórios especializados no desenvolvimento de fatores de crescimento. Hoje, se compararmos sua utilização a outros ativos já consagrados do mercado para o tratamento capilar, os resultados são surpreendentes. Devido a isso, formulações com fatores de crescimento ganharam destaque em produtos cosméticos e ainda nas principais farmácias de manipulação do país.

Além de soluções cosméticas para tratamento home care, eles também são amplamente utilizados em procedimentos específicos nos consultórios dermatológicos, como por exemplo, em sessões de microagulhamento.

 

1. Qual o veículo ideal para minhas formulações com Fatores de Crescimento?

Os fatores de crescimento podem ser incorporados em loções, cremes, géis, soluções e sprays capilares a base de água.

Não poderão ser associados a: ácidos, álcoois, tensoativos, ureia e/ou qualquer solvente orgânico.

 

2. Posso utilizar 2 ou mais Fatores de Crescimento em minhas formulações?

Sim. Fisiologicamente os Fatores de Crescimento atuam sempre em conjunto, desta forma as suas ações específicas são sinérgicas, podendo então, se utilizar combinações entre os diversos fatores de crescimento para potencializar os resultados do tratamento.

Mas atenção, alguns fatores de crescimento são contra-indicados para o uso na promoção do CRESCIMENTO capilar, como por exemplo o BIO-TGFβ3 (Fator de Crescimento Transformador β3) que acelera a fase catágena do ciclo de crescimento capilar, além de induzir a apoptose, diminuindo desta forma o crescimento dos fios.

 

3. Posso associar os Fatores de Crescimento a outros ativos?

Sim. Porém, alguns cuidados são essenciais, fique de olho no veículo utilizado e também no pH final da formulação, que deverá sempre estar em torno de 5,5 – 7,0.

 

4. Posso associar os Fatores de Crescimento ao uso de Minoxidil?

Podemos encontrar diversas formulações no mercado que associam os fatores de crescimento ao Minoxidil. Porém, essa associação NÃO é recomendada.

O Minoxidil exige o uso de um veículo hidroalcóolico para sua formulação, e altas concentrações alcoólicas poderão alterar ou até mesmo extinguir a eficácia dos fatores de crescimento.

Caso opte por uma terapia capilar com ambos princípios ativos, a recomendação é de que sejam utilizados em formulações/frascos separados, em dias ou horários alternados.

 

5. E quanto ao armazenamento e o prazo de validade?

Os BIO-Fatores não precisam ser armazenados sob refrigeração, porém, como vivemos em um país tropical com extremos de temperatura em diferentes regiões ou épocas do ano, a refrigeração poderá ser sua aliada na manutenção de sua estabilidade. O prazo de validade da matéria-prima é de até 12 meses.

 

6. Os Fatores de Crescimento possuem efeitos colaterais?

Não há relatos de efeitos colaterais associados a uso de fatores de crescimento. Mas assim como em outros produtos, ao sinal de qualquer reação adversa, seu uso deverá ser suspenso e o seu prescritor imediatamente notificado.

 

BIO•FATORES: Fatores de Crescimento com tecnologia de última geração para o tratamento capilar

A VPK Farma, em parceria com a sul-coreana PNP Biopharm (líder na produção de Fatores de Crescimento), trouxe com exclusividade para o território nacional os BIO•FATORES.

Os BIO•FATORES contam com uma tecnologia produtiva patenteada de última geração, conhecida como VEXPRESS® Technology, que difere de outros fatores de crescimento disponíveis no mercado, pois, produz os Fatores de Crescimento diretamente de sua forma bioativa, garantindo sua altíssima biodisponibilidade. Essa tecnologia garantiu a empresa sul-coreana o selo Rising Star Award na In-Cosmetics Korea 2019.

Além disso, todos os BIO•FATORES são lipossomados a partir de uma Tecnologia Ultrassônica controlada à baixas temperaturas (aprox.15°C) o que assegura a sua atividade biológica mesmo após o processo de lipossomização, evitando a desnaturação da proteína e consequentemente sua inatividade biológica, muito comum em produtos que são lipossomados em altas temperaturas, estas tecnologias são convencionais e geralmente mais baratas.

BÔNUS: Você sabia que através de tecnologia Vexsteel® Technology, os fatores de crescimento BIO-EGF e BIO-bFGF foram desenvolvidos em sua forma termoestável?

Quer saber mais sobre os BIO•FATORES? Faça o download de nosso material técnico.

FIQUE DE OLHO: Os BIO•FATORES são livres de parabenos e/ou outros ingredientes controversos.

 

BIO•KGF-2: O poderoso Fator de Crescimento Capilar

Como citamos anteriormente, existem vários fatores de crescimento que podem ser utilizados para o crescimento capilar. Porém, dentre eles, o KGF-2 apresentou resultados superiores.

O BIO•KGF-2 é o fator de crescimento mais indicado para a alopecia e o eflúvio telógeno agudo. Para potencializar resultados, poderá ser associado a outros BIO•FATORES.

Deixe seu comentário!


Publicado em:

março 31, 2021

Compartilhar

Telefone / Fax: +55 (11) 4671-9200

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: