Base Transdérmica: por que incluir Inner Base® na rotina da sua farmácia

Os sistemas transdérmicos não são mais uma novidade no dia a dia das farmácias de manipulação. As primeiras bases transdérmicas surgiram há aproximadamente 10 anos, porém, a administração transdérmica de fármacos e as primeiras formas farmacêuticas com esta finalidade vem de longa data.

Em 1979 o FDA (Food and Drug Administration) aprovou o primeiro sistema transdérmico na forma de patches (adesivos). Desde então, diversos estudos foram elaborados e testes realizados para trazer segurança e comprovar a eficácia na entrega transdérmica de fármacos.

Nas farmácias de manipulação, o primeiro sistema transdérmico foi implementado em meados dos anos 2000, e não era bem uma base (um creme semi-elaborado) como conhecemos hoje. O PLO (Pluoronic Lecithin Organogel) ou Gel de PLO consistia em uma elaborada técnica de preparo, através da mistura de lecitina de soja oleosa em uma seringa + gel Polaxamer em outra, e a partir da técnica de extrusão, os componentes eram transferidos de uma seringa para a outra inúmeras vezes até que adquirissem as características físicas e organolépticas de um gel. Este processo era extremamente trabalhoso, custoso e demorado, mas, neste momento esta era a única técnica disponível para a entrega transdérmica de fármacos manipulados.

Quase 10 anos depois, com a finalidade de facilitar a vida das farmácias, surgiam as primeiras bases transdérmicas (semi-elaboradas) para a incorporação de fármacos. Assim, aos poucos, o PLO foi sendo substituído, dando lugar aos veículos semi-elaborados como conhecemos hoje.

Atualmente inúmeras opções de bases estão disponíveis para o mercado magistral, cada uma com suas características físicas e organolépticas específicas, tornando difícil a tarefa de escolher a base transdérmica que melhor se encaixa no perfil da sua farmácia.

Pensando em trazer uma solução que agregue valor as principais necessidades reais das farmácias, a VPK Farma desenvolveu a Inner Base®, a mais nova base de administração transdérmica de fármacos para o mercado magistral.

 

Inner Base®: Sistema único de penetração transdérmica

Diferente de outras bases do mercado, Inner Base® possui um mecanismo híbrido de penetração transdérmica.

A associação sinérgica de promotores de permeação de origem vegetal é responsável pela formação de uma matriz lamelar nanossomal organizada em bicamadas fosfolipídicas de última geração, que aliada a uma estrutura micelar altamente biocompatível, promove a permeação transdérmica de fármacos através de um mecanismo combinado de penetração por vias intercelular, transcelular e transanexal.

 

 

1 – Via intercelular – penetração entre os corneócitos, através da matriz lipídica.
2 – Via transcelular ou intracelular – através dos corneócitos.
3 – Via transanexal ou transanexial – através dos apêndices cutâneos, correspondendo apenas a 0,1% das vias de penetração.

 

Ação “Controlled Release

Devido ao seu mecanismo de ação que abrange as 3 vias de penetração transdérmica, Inner Base® permite a liberação gradual e sustentada de fármacos, por um período de tempo prolongado (long lasting), aumentando a adesão do paciente ao tratamento.

 

Aparência elegante, sensorial agradável e secagem ultrarrápida.

Inner Base® possui aparência branca e elegante, além disso, promove um sensorial agradável não pegajoso e não oleoso para as suas formulações, com secagem ultrarrápida. Vale lembrar que, por não possuir Soja em sua composição, o odor desagradável característico das bases transdérmicas mais comuns do mercado, não está presente em Inner Base®.

 

Não necessita de moinho ou agentes de permeação para promover a penetração transdérmica eficiente.

Ter que adquirir um equipamento específico para a manipulação transdérmica pode tornar esta proposta inviável para muitas farmácias de manipulação. Os altos custos destes equipamentos podem ser uma barreira para quem utiliza bases transdérmicas que exigem etapas adicionais de manipulação, passando as formulações finais, obrigatoriamente por um moinho de rolos para alcançar os resultados esperados da terapia proposta.

Com Inner Base® este processo adicional não é um pré-requisito para garantir a eficácia da entrega transdérmica de fármacos.

E para quem já adquiriu e utiliza estes equipamentos na rotina da sua farmácia, não é necessário abandoná-lo. Inner Base® poderá ser passada no moinho normalmente sem sofrer alterações em suas características físicas e organolépticas.

Inner Base® também não necessita da adição de promotores químicos de permeação específicos para promover a penetração transdérmica. A maioria destes agentes podem agredir ou danificar a barreira cutânea, causando desidratação severa da pele e até mesmo, irritações e dermatites.

 

Livre de SOJA e conservantes controversos

Mais um ponto para Inner Base®! A soja é um componente amplamente utilizado nos sistemas transdérmicos disponíveis no mercado. O problema é que, este ingrediente é comumente de origem transgênica. Lembre-se que a soja por si só é fonte de fitoestrógenos em sua composição, que poderão prejudicar o funcionamento normal do sistema endócrino ou ainda alterar a resposta da terapia transdérmica (principalmente terapias de modulação/reposição hormonais).

Outro ponto positivo é que Inner Base® é livre de Fragrâncias, Parabenos, Petrolatos, Propilenoglicol, DMSO, Etanol ou Xenoestrógenos.

 

Adequada para vegetarianos e veganos

Inner Base® não possui ingredientes de origem animal em sua composição, sendo estes em sua grande maioria de origem vegetal.

 

Cruelty free

Inner Base® também é considerada uma das únicas bases transdérmicas do mercado com apelo “cruelty free”, não sendo testada em animais, atenção a produtos que utilizam pele suína (orelhas ou mucosas) em testes.

 

Testes de segurança

Inner Base® é um veículo hipoalergênico, além de dermatologicamente e ginecologicamente testada, o que comprova a sua segurança.

 

Quer saber mais sobre a Inner Base®? Faça download de nosso material técnico.

Deixe seu comentário!


Publicado em:

maio 13, 2021

Compartilhar

Telefone / Fax: +55 (11) 4671-9200

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: